• 5 simples atitudes para amenizar o sofrimento
    5 Simples atitudes para amenizar qualquer sofrimento

    Por Alenne Namba

    O perdão não muda o passado, mas amplia o futuro.” Paul Boese

    Para amenizar seu sofrimento, você precisa abrir mão de velhos padrões. Você nasceu feliz e permaneceu feliz enquanto era pequeno, mesmo passando por momentos desagradáveis. Agora, já crescido, novas situações se apresentam para você diariamente. E se essas situações são dolorosas, acabam desencadeando velhos padrões que podem fazer com que você se sinta mais triste do que deveria. O que trago para você hoje são formas simples de amenizar esse sentimento de tristeza, sempre que passar por momentos difíceis.

    1. Decida se você está pronto para deixar a dor ir embora

    Se você não fizer as pazes com o passado, toda energia negativa relacionada com o que você passou poderá acabar se transformando em algum problema de saúde, aumento de peso ou alteração de humor. Você já sabe bem disso. Por isso, sugiro que você não carregue essa dor com você por toda a vida. Deixe ir embora. Não vale a pena viver carregando esse peso.

    2. Mude sua atitude em relação à sua história

    Você só está prejudicando a si mesmo se não mudar sua atitude. A pessoa que lhe causou tristeza pode estar sofrendo ou não, mas sua aflição só você que sente. Por isso, amenizar ou aniquilar essa dor depende da sua mudança de comportamento. Más recordações desencadeiam respostas diretamente ligadas ao estresse, à ansiedade e às doenças psicossomáticas, como disse anteriormente. Por isso é fundamental ressignificar o momento desencadeador do sofrimento e reprogramar sua mente. Você já viveu sua dor, agora é hora de trocar os sentimentos negativos por atitudes positivas.

    3. Não se concentre no sofrimento, foque no aprendizado

    Quanto mais você continuar ruminando sobre sua dor, maior será o sofrimento. Concentre-se no aprendizado de sua experiência negativa. Existe um costume japonês muito pertinente para esse tipo de situação (leia mais aqui). Quando uma peça de cerâmica se quebra, eles costumam restaurar seus cacos preenchendo os espaços com laca e pó de ouro. Dessa forma, o objeto quebrado passava a ter mais valor que aquelas peças intactas, como uma maneira de demonstrar a valorização do objeto pelas experiências vividas.

    4. Procure ajuda para apoiá-lo no processo de amadurecimento

    Procure um amigo, um terapeuta, um coach, leia sobre o assunto. Assista a vídeos inspiradores (clique aqui). Não importa. É importante não só compartilhar com outras pessoas sobre o que você está passando, como também buscar uma perspectiva neutra por meio de um atendimento terapêutico ou leitura. Ouça o que eles têm a dizer. Acredito que você perceberá a oportunidade de crescimento a partir dessa experiência de dor. E que é capaz de mudar sua história.

    5. Acredite que você é digno de amor e felicidade e aja em direção a isso

    Não basta acreditar que você é merecedor de amor e felicidade. Você tem de agir como um merecedor. Só assim você irá atrair sentimentos positivos dos outros. Converse consigo mesmo, encare suas mágoas, admita seu sentimento de vergonha e humilhação. Sinta tudo o que tem direito a sentir. Mas, a partir daí, aja de uma forma positiva. Vá atrás de algo que possa ajudá-lo a superar essas mágoas. Só assim a nuvem negra que te acompanha vai se dissipar e você irá finalmente acreditar que é digno de amor e felicidade. É você que tem o poder de curar sua tristeza a partir da mudança de pensamento e de atitude. Quando você buscar soluções para fazer as pazes com o passado, você irá receber tudo o que merece.

    Aproveite para baixar gratuitamente o eBook AUTOESTIMA – Fortaleça sua autoestima sempre que passar por uma rejeição.

    Leia mais