“A Psicanálise é, em essência, uma cura pelo amor.” Sigmund Freud

A Psicanálise é uma modalidade de terapia psíquica e diferencia-se de outras modalidades psicoterapêuticas pela profundidade da sua intervenção e pela utilização da Associação Livre aliada à técnica interpretativa.

Uma vez no consultório, o paciente é deixado à vontade para dizer tudo o que lhe vem à mente, podendo se tratar de experiências cotidianas, desejos, angústias, sonhos.

O analista, por sua vez, exerce a escuta analítica sem espaço para julgamentos nem conceituações morais. E a Interpretação é dada quando se percebe uma oportunidade de esclarecer ao paciente seus conteúdos reprimidos, a fim de propiciar-lhe novo sentido emocional por meio da conscientização dos motivos que o levam a apresentar determinados comportamentos ou sintomas.

Um psicanalista tem de passar por uma longa e rigorosa formação, obedecendo ao tripé freudiano que preconiza um sólido estudo da teoria, a análise pessoal e a prática clínica realizada sob supervisão de profissionais mais experientes.

Para quem se destina a análise?

Atendimento individual (adultos ou jovens).

Atendimento conjugal (casais hetero e homo).

Atendimento parental (pais e filhos).

Atendimento familiar (família, grupos, relações).

Muitos são os sintomas tratados pelo método psicanalítico, entre outros:

– Problemas de autoestima

– Estresse

– Impulsividade e agressividade

– Sentimento de culpa

– Depressão

– Complexos

– Traumas

– Obsessões e compulsividade

– Anorexia e bulimia

– Obesidade

– Tristeza

– Medos

– Problemas de relacionamento

– Problemas sexuais de origem emocional

– Sintomas corporais sem causas específicas

– Ansiedade

– Timidez

– Carência emocional

– Dúvidas persistentes

– Pânico

– Transtorno de humor

– Transtorno de personalidade

– Dificuldade de aprendizagem

Clínica social

Caso você precise de um processo terapêutico, mas não possua os recursos financeiros necessários para pagar, entre em contato para inscrever-se nas vagas que disponibilizo para atendimento da Clínica Social, a valores reduzidos.

Entre em contato e marque uma entrevista inicial gratuita.

Você sabia?

A Psicanálise foi criada e desenvolvida por Sigmund Freud no final do século XIX.

Freud era um médico vienense que, ao ouvir os seus pacientes, percebeu que os problemas deles se originavam dos seus desejos reprimidos e que, portanto, eram enviados para o inconsciente.

À medida em que seus pacientes passaram a falar livremente sobre sua vida, seus sonhos, seus desejos, suas tristezas, muitos desses conteúdos antes reprimidos no inconsciente eram capazes de vir à tona, diminuindo assim seu sofrimento psíquico e atenuando os sintomas apresentados.