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    Eu preciso ser mais assertivo
    Por Alenne Namba Life Coaching

    Você sabe onde a assertividade faz maior diferença na sua vida? Especialistas são unânimes em dizer que uma pessoa assertiva tem maior poder de comunicação.

    Uma comunicação assertiva, não importa se em palavras ou ações, pode trazer maior qualidade e equilíbrio aos seus relacionamentos. Por isso, apresento aqui algumas das principais técnicas que você pode usar para fazer toda a sua comunicação mais assertiva e, consequentemente, seus relacionamentos mais felizes.

    7 dicas para você conseguir ser mais assertiva

    1. Seja responsável pelo que fala
    2. Descreva. Não julgue.
    3. Seja específico. Não generalize.
    4. Peça sem pensar demais.
    5. Pense antes de responder.
    6. Dê um feedback construtivo.
    7. Peça ajuda.

    DICA #1
    Seja responsável pelo que fala.

    É muito fácil falar qualquer coisa sem perceber totalmente o efeito que aquelas palavras têm em quem escuta. Por incrível que pareça, uma das palavras das mais prejudiciais numa frase é “você”.

    Aquelas frases que utilizam a palavra “você” para expressar como alguém  faz nós nos sentirmos são conhecidas como “frases de ataque”, pelo dano que produzem. Veja um exemplo: “Você me deixa com raiva!

    Ao invés de usar “você”, use frases com a palavra “eu”. Note a diferença: “Eu fico com raiva quando você fala alto comigo.” Falar sobre os seus sentimentos é muito menos agressivo e mostra seu sentimento frente à ação do outro.

     

    DICA #2
    Descreva. Não julgue.

    Julgar os outros com rótulos é um truque que aprendemos desde pequenos a fim de mantermos certas pessoas à distância. Entretanto, essa atitude destrói boa parte da nossa capacidade de comunicação. Em vez de julgar alguém, por exemplo, “ela é idiota“, utilize a comunicação honesta e precisa desprovida de juízo. Veja a diferença: “Ela comete erros de vez em quando.

     

    DICA #3
    Seja específico. Não generalize.

    Declarações generalizadoras são outra categoria de comunicação que muitas vezes usamos, mas que são totalmente irreais. “Meu filho sempre está atrasado.” Em vez disso, pense antes de falar e usa a comunicação honesta e precisa. “Essa é a segunda vez na semana que meu filho se atrasa para a escola.” Soa muito mais real.

     

    DICA #4
    Peça sem pensar demais.

    Pessoas não assertivas hesitam em pedir algo dos outros porque se preocupam com a forma como o pedido será recebido. Elas temem a possibilidade de rejeição e se preocupam excessivamente com como serão vistos pelos outros.

    Seus maiores medos podem ser:

    • “Se receber um não, como vou me sentir?”
    • “Se receber um sim, vou me sentir devedora.”
    • “Se receber um sim, pode ser que se sintam obrigados a fazer isso por mim.”

    Este tipo de pensamento é irracional e desnecessário se você fizer pedidos de forma assertiva. Muitas vezes, as pessoas têm prazer em ajudar quando outros precisam de sua ajuda e geralmente respondem se o pedido for feito de uma forma em que o outro não se sinta na obrigação de responder um “sim” de imediato.

     

    DICA #5
    Pense antes de responder.

    Pedir para pensar no assunto, quando não possui uma boa resposta de pronto, pode ser útil de duas maneiras. Primeiro, evita que você dê um “não” impulsivamente, sem pesar as variáveis. Segundo, porque também evita um “sim” sem também pesar outros fatores envolvidos. Quando pedimos tempo para pensar sobre o pedido, significa que estamos levando o pedido em consideração e que aquela pessoa é, portanto, importante para você.

     

    DICA #6
    Dê um feedback construtivo.

    Você já sabe que crítica construtiva é uma forma de dizer a alguém o que você gostou ou não gostou sobre eles. Mas para ela ser construtiva, tem de ser dita de uma forma assertiva, sem bajulação nem agressividade. A chave para um feedback construtivo é concentrar os seus comentários sobre o comportamento das pessoas, e não sobre eles como indivíduos. Isso funciona porque as pessoas não podem mudar quem são, sua essência; mas podem facilmente mudar o que eles fazem, seus comportamentos.

     

    DICA #7
    Peça ajuda.

    A maioria da nossa comunicação é o resultado de hábitos que podem prejudicar os relacionamentos. Pratique as técnicas acima, busque ajuda profissional e você verá que seus relacionamentos serão transformados.

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